segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Rumo ao oeste

No início de novembro fomos ao oeste de Santa Catarina, na fronteira com a Argentina. Somente agora estou tendo tempo de postar algumas fotos aqui.

A paisagem durante o percurso é muito bonita. Há trechos imensos de plantação de trigo, milho, soja...Muitas araucárias e montanhas que se perdem ao longe, à medida em que se vai subindo. Uma pena que eu não tenha podido parar para fotografar, pois não fomos em nosso carro. Mas as fotos a seguir mostram um pouco da região onde estivemos, na cidade de Guaraciaba.











Na cidade de Guaraciaba, ano passado houve um tornado que destruiu muitas propriedades rurais. É impressionante ver o que a natureza fez em poucos minutos! É o resultado da forma como a temos tratado!





Sendo uma região produtora de porcos e leite, também fiquei muito impressionada com a maneira pela qual os animais são tratados! Há tantos anos tendo optado por uma alimentação sem carne (porco, gado, frango, etc e todos seus derivados), foi difícil ver como os pobres animais são confinados! Eles não podem nem se movimentar dentro daquelas "gaiolas"! Vejam como a porca morde o ferro da "gaiola", estressada por estar presa dentro de um minúsculo compartimento! E o bico das galinhas, que são cortados para que não cometam canibalismo, bicando umas às outras por causa do estresse!! E tudo para satisfazer o desejo humano!






E todos acham muito natural ser desta maneira, com todo este sofrimento para o animal, sem contar que depois ele vai ser morto para alimentar pessoas!! Muitas vezes sou questionada pelo fato de não comer carne, eu simplesmente digo que não sou adepta da "necrofagia", nem compactuo com o sofrimento animal, nem com a destruição de florestas que dão lugar aos pastos e à plantação de soja e milho que irá alimentar estes mesmos animais (ao invés de alimentar pessoas famintas!!), muito menos com a poluição dos córregos, rios e lençóis freáticos através da contaminação do solo pelos dejetos dos criadouros e matadouros de animais. A lista das razões vai muito mais além disso, mas apenas este motivos, para mim, já são suficientes!
Acho que vale a pena pensar a respeito e mudar a maneira de ver as coisas...

Quer saber mais?? Assista ao vídeo "A Carne é Fraca", do Instituto Nina Rosa. Talvez ele convença você melhor do que eu!

Trailer "A Carne é Fraca"

Nenhum comentário:

Postar um comentário